Questões online de Patologia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Revisão de uma doença - Tabagismo


Um artigo publica no ano passado (2009) me chamou a atenção por abordar um tema tão importante como o tabagismo.
A bibliografia do artigo é

MALFATTI, C. R. M.; LOUZADA, G. de F. Abstinência aguda do tabagismo e a melhora de parâmetros cardiovasculares durante teste máximo em normotensos. Curitiba: Fisioterapia Movimentos, v. 22, n. 2, p. 201 - 209.

Interpretando o título podemos ver que se busca determinar quais os resultados da interrupção do fumo com relação aos valores cardiovasculares, no decorrer de um teste máximo de esforço.
Muito conciso , o artigo trás valores da OMS, os efeitos do monóxido de carbono ( CO) e da nicotina e uma pequena revisão do que há na ciência sobre o tema de pesquisa.
Somente mulheres participaram dessa pesquisa, e com idade entre 19 e 25 anos, pressão arterial sistólica 125,71 +/ - 12,7 mmHg, e diastólica em 75,71 +/ - 5,3 mmHg.
No procedimento experimental, foi aplica um questionário de história de saúde; depois um teste máximo e após tres dias mais um teste máximo, porém, não tendo fumado nas 24 horas anteriores. Os teste obedeceram o protocolo de Bruce.

OS RESULTADOS

A FC foi menor no período de abstinência, assim como a pressão arterial sistólica. No entanto, os valores da pressão arterial diastólica foi relativamente igual. Um teste de volume de oxigencio consumido, encontrado por meio de uma fórmula matemática, foi "significativamente maior (5%), mostrando que uma abstinência aguda reflete em melhoras na capacidade aeróbica".

DISCUSSÃO

Muitos autores corroboram com todos os resultados apresentados (até a não diminuição da diastólica) em muitas partes do mundo.


Podemos ver os benefícios que paras de fumas por
simplesmente 24 horas já
beneficia o corpo.
Esteja atento, já que muitos
artigos, livros
periódicos, e outros
estão constantemente publicando
novas descobertas sobre este tema;
e principalmente,
NÃO fume!

Um comentário:

  1. Muito Obrigada por visitar-nos espero que voltem mais vezes!!!!!!! Estamos seguindo vcs!!!!!!

    ResponderExcluir