Questões online de Patologia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Edemas coloridos, como?

Os edemas são acúmulos de líquido no espaço extracelulas ou em cavidades do corpo. Podem ter várias etiologias como lesões em quaisquer parte do corpo, problemas circulatórios, insuficiencia renal, cirrose hepática, inflamações agudas, toxinas, hipotireoidismo, enfim, muitas causas que geram esses acúmulos.

Sua visulalização é muitas vezes visível, mas não de fácil solução uma vez que decorre, como visto acima, de outras patologias.




Nos traumas( fraturas, torções, luxações, fissuras) de ossos, os edemas sugem no local devidos às ações de histamina e derrame extracelulas do citoplasma. E nesses casos, os exames de imagem monstram diferentes aparencias dos edemas, principalmente dos de Ressonâmcia Magnética(RM).
Este método de exame, utiliza ondas de rádio para excitar átomos de hidrogênio que após a incidência, tendem a emitir vibrações para retornar ao equilíbrio de spin( lembram dos número quânticos?). Essas vibrações são capitadas por sensores que produzem imagem de acordo com a capitação.

A capitação pode ser de duas formas:
  • em T1, quando a emissão é mais rápida e evidencia extruturas com muito hidrogenio, como os lipídeos em geral, por isso a camada subcutânea aparece mais brilhante que em T2;
  • em T2, a capitação é mais demorada, para receber os estímulos de estruturas como pouco hidrogênio, como os líquidos, nessa fase, são os líquidos que ficam brilhantes.
Veja exemplos de T1



( veja a camada subcutânea do joelho)



( nada difícil ver o tecido adiposo na região posterior do tronco)

Imagem em T2



( mesmo joelho acima, mas em t2)

Na visualização de edemas, o mais indicado são as imagens ponderadas em T2, para evidencias acúmulos de líquidos. Veja:




(joelho em corte transversal)

Observe o grande acúmulo entre a patela e os condilos do fêmur; também nota-se as artérias ( mais profundas) e as veias( mais externas).


E lembre-se: para distinguir entre T1 e T2, veja a camada subcutânea. Se for brilhante é T1, se for acinzentada, e T2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário