Questões online de Patologia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

HPV nos dedos? Que história essa?


A associação de verrugas com coisa ruim já está presente até nas histórias infantis, onde as bruxas possuem uma monstruosidade cabeluda no nariz e outra no queixo. Pois bem, na vida real há algo parecido.
mas ao contrário de ser-nos trazido uma maçã envenenada, temos o aparecimento do Vírus do Papiloma Humano(HPV) que tanto assusta o Governo Federal palo grande aumento dos casos, e até mais as mulheres, que apresentam os sintomas mais evidentes que os homens.

A associassão entre verrugas e HPV é devido este estar presente e ser a causa pelo aparecimento destas na pele. Mas não se desespere se tiver uma, pois o que há na sua mão é uma outra... digamos outra espécie de HPV, que na nomenclatura científica é definida como cepa. Veja que já existem mais de 70 cepas diferentes catalogadas.

Quando em contato com o derme, este virus inicia uma espécie de CA benígno, como grande hiperplasia local, várias camadas sob a epiderme. Veja que é lógico: para um grande aumento de células, é necessário irrigação sanguínea suficiente, que na epiderme não há.

Quando em hospedeiro, o HPV pode integrar seu DNA à célula ou manter-se na forma epissomal.
No cancer de colo de útero, ele faz essa união com o DNA, mas nas verrugas, por exemplo a dos dedos, não.

Para mais informação sobre mecanismo da doença, recomendo:

Bogliolo Patologia Geral;
Patologia Geral de Robins e Contran;

Para dados da situação do Brasil sobre as internações:

Departamento de Informática do SUS- Datasus

Nenhum comentário:

Postar um comentário