Questões online de Patologia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hipertrofia, hiperplasia... hiperfagia, hiperhumanos


Os músculos são os responsáveis pela movimentação coroporal, pela ação dos sarcômeros, unidos nos miofilamentos, nas fibras; ao fim da união, a formação do feixe de fibras.
Pela classificação histológica, é denomindado Tecido Muscular Estriado Esquelético ( o comentado no primeiro parágrafo), o principal tecido com capacidade para reconstituir suas partes. É essa característica que permite aos frequentadores de academia de musculação aumentarem seus músculos.
Bem... a escolha desse tema veio da esperiência que estou passando: à uma semena que faço musculação e queria que soubessem o que acontece com o corpo nessa ação.
Durante a atividade, as fibras são forçadas a contrair o máximo que puderem e acabam por romper (não todas, só algumas) o que acarreta acúmulo de líquido no interstício, causando edema e dor ( por isso que após fazer determinado exercício, os músculos estão "inchados"). Esse edema logo é findo pelo sistema linfático, mas a dor permanece pelas lesões nas fibras musculares.
Com o tempo da prática, as fibras começam a aumentar seu volume interno, para armazenar mais fontes de energia, principalmente glicose, e em aumentar o volume do retículo sarcoplasmático.
Essa foi a hipertrofia; mas note que não houve mitose.
A hiperplasia é o aumento no número de células em determinado tecido, como ocorre no CA, na acomodação do óvulo fecundado no endométrio do útero, nos núcleos de ossificação durante a fase de crescimento, onde os condroblastos são criados e "transformados" em osteoblastos e por fim em osteócitos. Quando ocorre de maneira descontrolada, como no CA( para quem não sabe, CA é a terminologia científica recente para câncer) inúmeras células são formadas em um reduzido espaço tecidual. Esse aumento poderia causar, e causa, morte nas células mais centras do CA. Estas células tendem a contornar o problema liberando angiotencinas, que causam formação de vasos novos, como acontece na formação das varizes.
A hiperfagia foi uma alusão à grande necessidade corporal de repor as energias gastas depois de determinado exercício( como visto, há lesão tecidual do músculo), que deve ser mais abundante em proteínas e depois em carboidratos.

Mas... será que pessoas como os fisiculturistas passaram ou não pela hiperplasia, ou só foi a hipertrofia?
Bem, isso é algo difícil de respondever, haja vista ser necessário contar o número de fibras antes e depois dos exercícios a fim de comparar se houve formação de novas células.

Disse que estou fazendo academia, e já está quase na hora, por isso, até o proxima portagem!

Para mais estudos, recomendo:
Scielo
Usp
Bireme

Nenhum comentário:

Postar um comentário