A laserterapia é uma das técnicas utilizadas pela Fisioterapia onde a aplicação do laser varia conforme as características das feridas, sendo utilizada no tratamento de ulcerações na pele. A cicatrização de feridas é um processo complexo, interativo e integrativo,que envolve atividade celular e quimiotática, com liberação de mediadores químicos associados as respostas vasculares.É composta por uma sequência de eventos que culmina no total fechamento da derme lesionada, sendo o reparo constituído pelas fases de inflamação, reepitelização, contração e remodelamento da matriz(KITCHN,2003).
Dentre os efeitos do laser, demos atenção ao efeito cicatrizante que pode ser explicado pelo incrmento à produção de ATP, o que pode proporcionar um aumento da velocidade mitótica das células, estimulando a microcirculação que aumenta o aporte de elemento nutricionasi associado ao aumento da velocidade mitótica, facilitando a multiplicidade das células, assim, ocorre o efeito de neovascularização a partir dos vasos já existentes gerano melhores condições para a cicatrização rápida(SIQUEIRA ,2003)
Fontes: KITCHEN,S. Eletroterapia: Prática baseada em evidências. 11. ed. São Paulo: Manole, 2OOO.
SIQUEIRA, F.et al. Uso do laser de baixa intensidade, As AlGa,830nm, em pacietes portadores deúlceras de pressão.Rev.Reabilitar, a .6, n.23,p.10-15,2003.
interessante, saber como funciona a laserterapia, do ponto de vista da patologia e fisiologia. Essa relação entre teoria e prática é fundamental para o exercício profissional... vou tentar aproveitar em nossas aulas. abraços
ResponderExcluirFFFarias