Questões online de Patologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CONHEÇA O MORHAN!



HANSENÍASE TEM CURA!

Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria ( bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos deixando sequelas, se não for tratada precocemente , a Hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através das secreções das vias respiratórias (nariz e boca). A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva de 2 a 7 anos para iniciar os sintomas.

Qual a causa da hanseníase?

A hanseníase é causada por um micróbio( o bacilo de Hansen), que além de atacar os nervos periféricos, a pele e a mucosa nasal, pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O bacilo de Hansen não atinge a medula espinhal e o cérebro.

A hanseníase tem cura?
Sim. Qualquer que seja a forma da hanseníase, a cura acontece utilizando-se medicamento que provocam a morte dos bacilos, porém, se o tratamento for tardio ou inadequado, a pessoa pode ficar com sequelas, mesmo já estando curada da infecção. Neste caso as deformidades não transmitem a infecção.

Como a infecção se manifesta em doença?
Os primeiros sinais da doença são pequenas manchas dormentes de cor esbranquiçada ou avermelhada. Se não for mancha dormente, não é mancha de hanseníase. A dormência significa a perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.Isso é facilmente verificado pelo médico ou por outro profissional treinado.

Como é transmitida?
A hanseníase se pega somente de uma pessoa infectada apresentando forma contagiante, isto é, que esteja eliminando os bacilos de Hansen pelas vias respiratórias e que não esteja fazendo tratamento( quando inicia o tratamento deixa de transmitir). Existem formas de doenças que não são contagiantes. A doença, de qualquer leito, não se pega num abraço ou usando diversos utensílios como copos, talheres ou pratos, compartilhados pela família

Quem é suceptível a doença?
O bacilo de Hansen só ataca o ser humano. A maioria das pessoas quando entra em contato com o bacilo não desenvolve a doença. As populações mais pobres estão mais sujeitas a adquirida.

Alguém nasce com Hanseníase?
Não. Nenhuma pessoa nasce com Hanseníase. Se o pai ou a mãe possuem a doença, seu bebê nasce sem a mesma.

Onde é feito o tratamento?
Nos postos, centros de saúde, Programa de Saúde da Família (PSF) e outras estratégias da atenção básica de saúde da população que devem estar preparados para atender as pessoas que contraírem hanseníase. A consulta e todo o tratamento, até os medicamentos, são gratuitos.

Conheça o MORHAN-Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hansieníase. Mais informações no site :http://www.morhan.org.br/

4 comentários:

  1. Inaugurando... hehe
    Tá muito bom o blog... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O blog está show, um luxoo. Está contido muito do que os jovens esperavam, informando e quebrando certos tabús. nota 10. Só podia ser desses meus amigos mesmo! VLW. Diego AMorim: 3° sem Fisio!

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de medicina, e achei a idéia do blog interessante. Além de direcionar o conhecimento sobre as devidas patologias, fornece uma informação bem elaborada e conhecendo a doença fica mais adequado para tentar minimizar o preconceito da sociedade que não conhece a patologia e por esse motivo critica e exclui essas pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico feliz é lógico em ver o nome do MORHAN neste BLOG... sábado passado tive a oportunidade de iniciar novos contatos para pesquisa em HANSENIASE... vamos juntos Leão Sampaio e Università degli studi di Padova (Itália) realizar um estudo interistitucional internacional.

    Verificar o interesse de vocês da Fisioterapia é animador.

    FFFarias

    ResponderExcluir