As Leishmanioses são zoonoses resultantes do parasitismo de hospedeiros vertebrados por protozoários do gênero Leishmania, caracterizada por um pluralismo clínico representando até o momento atual, um dos grandes problemas de saúde pública tanto pelo elevado número de pessoas expostas e afetadas, bem como pela sua ampla distribuição em vários países de diversos continentes.
A leishmaniose visceral, conhecida também por calazar é uma doença causada por um protozoário tripamossomatídeo Leishmanis chagasi, apresenta-se sob forma promastigota no tubo digestivo dos vetores invertebrados e nos vertebrados sob forma amastigota.
Enfermidade que apresenta acentuado tropismo ao sistema fagocitório mononuclear como baço, fígado, medula óssea e tecidos linfóides, afetando primariamente animais como canídeos.
É transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis e L.cruzi, dependendo da região os vetores possuem espécies diferenciadas. É imprescindível ressaltar que o cão não passa calazar, apenas o inseto vetor, sendo fêmea.A doença tem tratamento, é feito através de fármacos específicos. Mais informações tirar dúvidas através deste blog,onde nós academicos responderemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário